sábado, 20 de novembro de 2010

NO HORIZONTE MÁXIMO


Olá, pessoas!!!
Depois de algum tempo distante do Horizonte Máximo,decidi que precisava voltar.
Sinto saudade dos posts e das visitas.
Foi por pesar os prós e os contras e ainda mais por homenagem ao meu pai que decidi voltar.
Sempre que eu estiver por lá, eu aviso.
E por sinal...
Aproveite para dar uma passadinha por lá!
http://horizontemaximo.blogspot.com

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Satisfação

Atualmente, encontro-me bastante satisfeita com os resultados das aulas de Língua Portuguesa das minhas quintas séries.
Além de estar percebendo o progresso na leitura de diversos alunos, ainda estou tendo a oportunidade de vivenciar o despertar do gosto pela leitura de alguns alunos.
Após termos debatido qual a importância da leitura e por quais motivos alguns ainda não tiveram a leitura como uma forma de prazer e descoberta, pudemos concluir que muitas vezes só realizamos atividades de leitura sob pressão da escola ou da família(leituras para nota, pressão dos professores, castigos impostos pelos pais, etc.),fatores que dicultam bastante o interesse pela leitura como lazer.
Depois de alguns depoimentos e opiniões pessoais,os alunos ainda deram sugestões de condições favoráveis para uma leitura prazerosa, como um ambiente claro, sem muita agitação, tranquilo e ventilado e foi pensando neles e nos demais visitantes do blog Cravo e Canela que eu busquei na net algumas dicas de um bom momento de leitura.

Leitura eficiente

A pessoa que se preocupa com a qualidade de sua leitura e com o resultado que poderá obter, deve pensar no ato de ler como um comportamento que requer alguns cuidados, para ser realmente eficaz.

1) Atitude
Pensamento positivo para aquilo que deseja ler. Manter-se descansado é muito importante também. Não adianta um desgaste físico enorme, pois a retenção da informação será inversamente proporcional. Uma alimentação adequada é muito importante.
Cuidado! Devemos virar a página, segurando-a pelo lado superior, antes de lermos a última frase!

2) Ambiente
O ambiente de leitura deve ser preparado para ela. Nada de ambientes com muitos estímulos que forcem a dispersão. Deve ser um local tranqüilo, agradável, ventilado, com uma cadeira confortável para o leitor e mesa para apoiar o livro a uma altura que possibilite postura corporal adequada.
Quanto à iluminação, deve vir do lado posterior esquerdo, pois o movimento de virar a página acontecerá antes de ter sido lida a última linha da página direita e, de outra forma, haveria a formação de sombra nesta página, o que atrapalharia a leitura.

3) Objetos necessários
Para evitar de, durante a leitura, levantarmos para pegar algum objeto que julguemos importante, devemos colocar lápis, marca-texto e dicionários sempre à mão. Quanto sublinhar os pontos importantes do texto, é preciso aprender a técnica adequada. Não o fazer na primeira leitura, evitando que os aspectos sublinhados parecem-se mais com um mosaico de informações aleatórias. ( extraído de: www.mundovestibular.com.br )

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Os quatro alunos - Uma fábula sobre as diferentes maneiras de ser um aluno


Esta é uma história que se passa em qualquer canto do Brasil, em qualquer escola, com qualquer aluno, comigo, com você.

Eram quatro rapazes que estudavam numa escola em uma mesma classe: ARREPENDIDO, FALSO, MÍNIMO e QUERO-TENTAR.

ARREPENDIDO era um rapaz desanimado com os estudos, não fazia nada na sala de aula e muito menos os deveres de casa. Não pensava no seu futuro e vivia achando que estava perdendo tempo naquela escola e por isso arrependia-se por não poder ficar pelas ruas com os seus colegas. Por não gostar de estudar, tirava notas baixas.

FALSO era um cara mentiroso e um pouco preguiçoso para com os estudos. Ou copiava de alguém ou falsificava o que fazia, na realidade mesmo, nada fazia e era tão falso quanto sua própria nota – apesar de ser razoável, pois tudo que precisava era colar ou confiar no amigo na hora da avaliação, raramente isso falhava.

MÍNIMO era um rapaz que não pensava em ir muito longe, para este o que importava era conseguir uma nota que o aprovasse, portanto estudava pouco, mas não “colava” nas avaliações e não passava disso. 60% era o bastante e contentava-se com este mínimo. Sempre tinha um pensamento “tenho boas notas porque não perdi nenhuma.”

QUERO-TENTAR gostava do que fazia. Quando lhe apresentavam algo novo, um problema que ele não soubesse, ele dizia “vou tentar resolvê-lo” e quase sempre conseguia mesmo. Suas notas eram boas, porém, não estudava para tirar notas e sim para ficar sabendo. Este era aluno todos os dias e sua persistência o ajudava a vencer.

Assim QUERO-TENTAR era o primeiro da classe. Em termos de aprendizagem. MÍNIMO era o penúltimo. FALSO era o último, pois só tinha nota e não sabia nada e ARREPENDIDO abandonou a escola.

Hoje, todos já são homens feitos e cada um teve seu destino;

ARREPENDIDO mora numa grande favela chamada TARDE-DEMAIS.

FALSO queria ser político, mas foi infeliz porque descobriram sua falsidade. Foi julgado e condenado por um juiz chamado VERDADE.

MÍNIMO, com seu conhecimento mínimo, é soldado mínimo das Forças Armadas, ganha um salário mínimo e tem um comandante muito exigente chamado MÁXIMO que sempre lhe cobra 100%.

QUERO-TENTAR se saiu melhor e hoje é presidente de um país chamado “República Democrática dos Sucessos”.